ARTIGO

VI Festival de Música Antiga de Torres Vedras decorre nos meses de maio e junho

10 maio 2024

A sexta edição do Festival de Música Antiga de Torres Vedras decorre entre 18 de maio e 29 de junho, em várias igrejas e capelas do Concelho. O programa do festival contempla cinco concertos e foi apresentado no dia 8 de maio, na Igreja de Santiago.

A vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, referiu que “o festival visa valorizar o património histórico-cultural enquanto ativo diferenciador do território”, sendo simultaneamente um “qualificador da oferta artístico-cultural” de Torres Vedras. Ana Umbelino destacou, também, o facto de se tratar de um “festival nómada e descentralizado” que “oferece às comunidades envolventes a possibilidade de poderem usufruir de uma experiência singular”.

O primeiro concerto, agendado para dia 18 de maio, às 11h00, na Capela de Santa Helena, em Santa Cruz, será dedicado ao público infantojuvenil e às suas famílias. Intitulado À descoberta do Património com os mais novos, este concerto interativo será dinamizado por Ana Almeida, da Teia - Associação Cultural, e pela música Débora Severiano (flauta de bisel).

No dia 25 de maio, pelas 21h30, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Ponte do Rol, terá lugar o concerto à luz das velas Música Medieval de Louvor a Sancta Maria, interpretado por Gaudium Vocis.

A Música Portuguesa e a influência italiana: da Sonata à Folia será o concerto apresentado na Igreja de São Domingos de Carmões, no dia 16 de junho, pelas 16h00, com interpretação do Ensemble Atena.

A Igreja de Santiago, em Torres Vedras, será palco de Uma noite de Ópera Barroca: The Fairy Queen de Henry Purcell, no dia 26 de junho, pelas 21h30. Este concerto será interpretado pelos alunos e professores do Conservatório de Música da Física de Torres Vedras - Luís António Maldonado Rodrigues (coros e orquestra), com direção do maestro Pedro Rollin Rodrigues.

A sexta edição do Festival de Música Antiga de Torres Vedras termina com o concerto pela paz no mundo Camerata Vocal de Torres Vedras in Glória de Vivaldi, na noite de 29 de junho, às 21h30, na Igreja de Santa Maria Madalena, em Turcifal. Este concerto tem como intérpretes a Camerata Vocal de Torres Vedras; Alma Veteras, Agrupamento barroco; Cecília Rodrigues, soprano; Carolina Figueiredo, mezzo-soprano; e António Gonçalves, maestro.

“Falar numa sexta edição do Festival de Música Antiga é também falar em reinvenção, porque a responsabilidade começa a ser cada vez maior”, referiu na conferência de imprensa o diretor artístico do festival, Daniel Oliveira, destacando aquela que será uma das novidades deste ano: o Flashmob de Dança Barroca. Esta atuação surpresa protagonizada pelos alunos da Academia Espaço Dança, da Associação ILU, acontecerá nas ruas da Cidade de Torres Vedras, num dos fins de semana de junho.

Os concertos do VI Festival de Música Antiga de Torres Vedras seguem um formato de concerto pedagógico. Todos os concertos serão comentados, promovendo a interação constante com o público.

VI Festival de Música Antiga de Torres Vedras decorre nos meses de maio e junho

Mais Artigos