ARTIGO
9 maio 2017
Assinalando a sua vigésima edição, o encontro de História Turres Veteras foi dedicado à História local.
O evento decorreu nos dias 5 e 6 de maio no Edifício dos Paços do Concelho, tendo as suas comunicações seguido uma lógica cronológica, iniciando-se na pré-história e terminando no século XX. Nesse âmbito foram abordados temas como as presenças romana, bárbara e árabe no território do concelho, a reconquista cristã no mesmo, o Conselho Régio de 1414, a modernidade torriense, o liberalismo em Torres Vedras ou o século XX no concelho.
No final das comunicações houve uma revisitação aos Turres Veteras, desde a primeira até à sua vigésima edição, com a apresentação dos cartazes respetivos e dos livros lançados com as atas.
A terminar foi lançado o livro “Portugueses na Grande Guerra: história e memória”, tendo o encontro chegado ao fim com um bem justificado Torres Vedras de Honra.
De referir que na sexta-feira, no final do primeiro dia de trabalhos, houve um espetáculo de música sefardita, do grupo Ma’arav, concebido propositadamente para o evento. Recorde-se que, relacionado com este espetáculo, está marcado para o próximo dia 18 a inauguração do Centro de Interpretação da Comunidade Judaica de Torres Vedras, sendo que a “Herança Judaica” já foi inclusivamente um dos temas do Turres Veteras.
73 participantes foram contabilizados nesta vigésima edição do encontro, o qual concedeu créditos aos professores inscritos, uma vez que o mesmo foi certificado.
Recorde-se que o Turres Veteras é uma organização do Município e da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo este ano se associado à mesma o Centro de Formação das Escolas da Lourinhã e Torres Vedras.