ARTIGO
12 abril 2022
Torres Vedras foi um dos dois estudos de caso do Sistema de Avaliação do Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027). O relatório, que foi apresentado na passada sexta-feira, 8 de abril, considera Torres Vedras como um local “relevante pelo nível de desenvolvimento do Plano Local de Leitura” que se encontra a ser implementado.
A investigação verificou “uma verdadeira preocupação em incutir a prática da leitura, tal como o gosto pela mesma, na população”, destacando o trabalho desenvolvido para “cativar toda a população não só em idade escolar, com o desenvolvimento de atividades para os pais, os adultos e os mais idosos, e até os imigrantes e o público não leitor.” O trabalho menciona, ainda, a articulação entre organizações e instituições com vista à promoção de atividades em todas as freguesias do Concelho.
As conclusões derivam de uma visita a Torres Vedras no passado dia 28 de junho de 2021, em que foi possível recolher a perspetiva de vários intervenientes no Plano Local de Leitura, assim como visitar a Escola Secundária Henriques Nogueira, a Biblioteca Escolar, o Centro Qualifica, a Biblioteca Municipal de Torres Vedras e a exposição que incidiu nos resultados de um inquérito sobre os hábitos de leitura, escrita e literacias da população do Concelho.
O relatório final do Sistema de Avaliação do PNL2027 foi coordenado por João Luís Lisboa, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e teve como objetivo avaliar o desempenho do PNL2027, “designadamente no que respeita à qualidade da política pública de leitura, dos programas, projetos e serviços disponibilizados e à satisfação dos vários stakeholders.”