ARTIGO

Torres Vedras esteve em festa pelo décimo segundo ano…

19 novembro 2015

S. Gonçalo de Lagos e S. Martinho voltaram a dar as mãos para acolher as Festas da Cidade, que tiveram a sua décima segunda edição, desde o dia 27 de outubro (dia dedicado a este primeiro santo), tendo este ano se estendido um pouco para além do dia dedicado ao segundo (terminando a 14 de novembro).

O evento assentou, como já é hábito, em duas iniciativas nucleares: o Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo (que manteve o seu formato com os habituais concertos no Teatro-Cine e as atuações de acordeonistas em restaurantes e cafés); e o espaço das “tasquinhas”, no Pavilhão Multiusos, que teve mais uma vez um programa de animação diário (com atuações de bandas, de ranchos folclóricos, de acordeonistas e de fadistas), o qual foi complementado pelos festivais do pastel de feijão e do vinho de Torres Vedras e por uma Mostra de Uvada.

Esse espaço das “tasquinhas” contou com 13, a cargo de cada uma das juntas de freguesia do concelho.

A Final do Festival das Vindimas foi mais uma vez enquadrada no mesmo, sendo que este ano esta atividade marcou o culminar das festividades.

De realçar mais uma vez a forte adesão da população a este espaço, ao qual acorrem não só torrienses, mas também cada vez mais visitantes de outros concelhos.

Para além desta última iniciativa e do Festival do Vinho de Torres Vedras, outras no âmbito das Festas da Cidade relacionaram-se com a temática do vinho, desde o início das mesmas o seu enfoque principal, ou não fosse o concelho o maior produtor de vinho do país: a iniciativa S. Martinho, Compras e Vinho, o Passeio de BTT Rota das Adegas e a instalação Jardim de Castas.

Também na área lúdico-cultural, de mencionar destas festividades outras atividades como o habitual desfile de bandas filarmónicas do concelho, o concerto de música clássica da Temporada Darcos na Adega Cooperativa da Carvoeira (transmitido em direto na Antena 2), os concertos do Coro da Matriz de Santa Cruz da Graciosa e Coro Cant’Art e da Banda de Música da Força Aérea, a inauguração das exposições “Caligrafia com Luz”, de Catarina Branco, e “Encantos de Mar, Terra e Sonho”, de José Nascimento d’ Ávila, os "almoços seniores" e a emissão do programa da SIC "Portugal em Festa", a partir do Parque Regional de Exposições.

Já na vertente lúdico-desportiva do evento, refira-se, para além do mencionado passeio de BTT, as caminhadas e corridas no âmbito da iniciativa Torres Vedras Night Run, o Trail Cidade de Torres Vedras, a iniciativa Moto Tasquinhas, a entrega dos prémios do Campeonato Municipal de Atletismo (relativos à temporada 2014/015), o passeio de automóveis antigos, o Torneio de Petanca Cidade de Torres Vedras, o Torneio de Golfe Cidade de Torres Vedras e a inauguração do percurso pedestre Rota da Água.

O início destas festas teve mais uma vez como momento marcante a habitual missa em honra de S. Gonçalo de Lagos, tendo na reta final das mesmas, no dia 11 de novembro, se realizado a Sessão Solene de Celebração do Feriado Municipal em que foram atribuídas as condecorações municipais (este ano abrilhantada por uma atuação do grupo Cant’arte), a qual foi antecedida da inauguração da rotunda Cidade de Lagos (na zona do Choupal).

As Festas da Cidade de Torres Vedras 2015 foram organizadas pelo Município, patrocinadas pelo Arena Shopping, apoiadas pela Biotrab, Fepal e Oeste Portugal, e tiveram como água oficial as Águas do Vimeiro e o Golf Mar como hotel oficial.

Mais informações sobre o evento podem ser consultadas no respetivo site.

Torres Vedras esteve em festa pelo décimo segundo ano…

Mais Artigos