ARTIGO

Torres Vedras é membro da Rota Sefarad

3 outubro 2011

O Município aderiu à Rede de Judiarias de Portugal – Rota Sefarad.

 

Tal deveu-se ao facto de Torres Vedras ser detentora de uma herança histórica não negligenciável em matéria de presença judaica, sendo de relevar não só a antiguidade dessa presença, como a importância social e política de algumas famílias judias radicadas na então vila durante a Idade Média. Acresce a isto ainda o facto da antiga judiaria medieval (constituída formalmente no reinado de D. Afonso IV) atualmente se encontrar ainda bem definida no espaço urbano do centro histórico de Torres Vedras (na atual Rua dos Celeiros de Santa Maria, designada anteriormente de Rua da Judiaria).

 

 

De referir que a Rede de Judiarias de Portugal é uma associação que prossegue uma atuação conjunta na defesa do património urbanístico, arquitetónico, histórico e cultural relacionado com a herança judaica no país, e que tem também como objetivos a criação de políticas de intercâmbio entre os municípios respetivos e a planificação e desenvolvimento de uma política de promoção turística e cultural articulada.

 

 

Mais informações sobre esta rede podem ser obtidas no seu site (acessível em: www.redejudiariasportugal.com).

 

 

Refira-se, ainda, a este propósito, que o tema da próxima edição do encontro de História Turres Veteras será: O judaísmo, os judeus e as judiarias.

 

 

Mais informações sobre a presença judaica em Torres Vedras estão também disponíveis no documento em anexo.

 

 

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Torres Vedras é membro da Rota Sefarad

Mais Artigos