ARTIGO
25 outubro 2016
Numa iniciativa inédita, Torres Vedras acolheu entre os dias 17 e 22 de outubro a Semana da Igualdade.
Com esta iniciativa que surgiu no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade de Torres Vedras procurou-se sensibilizar a comunidade para a respetiva temática, mediante diversas ações, dirigidas a diferentes públicos-alvo.
Assim, e sob o lema “A Igualdade (In)Porta”, houve lugar à contação de histórias para miúdos e graúdos, caminhadas e corridas noturnas, conferências e partilha de saberes e um roteiro artístico muito especial. Este Caminho para a Igualdade incluiu três momentos performativos de dança, teatro e música, protagonizados por associações locais (ILÚ – Associação de Dança-Teatro de Intervenção Urbana, ATV – Académico de Torres Vedras e MusicÁlareira – Associação Cultural), que chamaram a atenção de forma particular para alguns “obstáculos” que os participantes foram convidados a atravessar.
Para assinalar simbolicamente este evento, foram ainda implantadas 12 portas num percurso pedonal no centro da cidade. Os objetos continham algumas frases alusivas à temática da igualdade e, através de um repto, permitiam a interação com os transeuntes.
Foram cerca de 280, as e os participantes que se associaram a esta iniciativa, porque a Igualdade (In)Porta e é preciso trabalharmos para acabar com a discriminação de género…