ARTIGO
13 novembro 2015
Desde o Feriado Municipal que a entrada norte de Torres Vedras, mais concretamente a primeira rotunda existente na zona do Choupal, é dedicada à geminação de Torres Vedras com Lagos.
Nesse dia foi descerrada a placa toponímica da rotunda Cidade de Lagos e benzida a escultura de S. Gonçalo agora existente no centro da mesma, que assinala a geminação de Torres Vedras com a cidade onde esta figura da Igreja que foi prior do Convento da Graça nasceu.
Esse ato, que antecedeu a Sessão Solene Celebrativa do Feriado Municipal e foi presenciado por um número consideravel de cidadãos, contou com discursos do presidente da Câmara Municipal, Carlos Miguel, e da sua congénere de Lagos, Maria Joaquina Matos, o que foi seguido da respetiva bênção pelo novo prior de Torres Vedras, Arsénio Isidoro.
De referir que Lagos é uma cidade do distrito de Faro, situada no barlavento algarvio, e sede de um concelho com 213m2. Lagos e Torres Vedras encontram-se a uma distância de cerca de 340 km e são cidades geminadas desde julho de 2009. O Beato Gonçalo, conhecido popularmente como S. Gonçalo de Lagos, nasceu em Lagos em 1360 e faleceu em Torres Vedras em 1422.
Refira-se ainda que a escultura de homenagem a S. Gonçalo de Lagos, a qual tem uma altura de 3,70 mt e foi executada em basalto e aço, é da autoria do artista torriense Rogério Abreu.
Recorde-se que em anos anteriores já tinham sido inauguradas rotundas alusivas às geminações de Torres Vedras com Villenave d’ Ornon e Wellington, também situadas na entrada norte de Torres Vedras.
As Festas da Cidade de Torres Vedras 2015, em que se integrou a inauguração da rotunda Cidade de Lagos, são organizadas pelo Município, patrocinadas pelo Arena Shopping, apoiadas pela Biotrab, Fepal e Oeste Portugal, e têm como água oficial as Águas do Vimeiro e o Golf Mar como hotel oficial.