ARTIGO

Rota Histórica marcou presença em mais uma Assembleia Geral das Cidades Napoleónicas

22 maio 2024

A Federação Europeia das Cidades Napoleónicas (FECN) reuniu-se em Assembleia Geral, entre os dias 3 e 5 de maio, em Plymouth (Reino Unido).

De referir que as assembleias gerais da FECN constituem-se como momentos anuais de encontro, de partilha de ideias e de conhecimento, em que se estimula a criação de projetos entre diversos membros e parceiros da rede, os quais contribuem para o desenvolvimento e divulgação do Itinerário Cultural do Conselho da Europa "Destination Napoleon", cuja gestão está a cargo da FECN.

A sessão plenária da Assembleia Geral desta entidade teve lugar na Universidade de Plymouth, tendo a abertura da mesma estado a cargo dos presidente e presidente honorário da FECN, Vincent Chauvet e Charles Bonaparte, respetivamente. O secretário-executivo do Acordo Parcial Alargado sobre Itinerários Culturais do Conselho da Europa também marcou presença nesse ato inicial, através de um vídeo, por meio do qual transmitiu uma mensagem sobre o futuro e as perspetivas para a promoção dos itinerários culturais da Europa.

Durante a sessão plenária da recente Assembleia Geral da FECN houve oportunidade de apresentar os novos membros do itinerário "Destination Napoleon", um momento que revelou o crescimento do mesmo, o que se constitui como uma mais-valia para a interpretação da história e do legado de Napoleão Bonaparte na Europa.

Outro momento importante da recente Assembleia Geral da FECN foi a apresentação de projetos e da atividade que cada membro desta entidade tem vindo a desenvolver no âmbito da temática da mesma. Em representação da Rota Histórica das Linhas de Torres (RHLT), a sua vice-presidente, Ana Umbelino (que é simultaneamente vereadora da Cultura da Câmara Municipal), partilhou os últimos desenvolvimentos que têm sido introduzidos nesta rota cultural em diversas áreas, nomeadamente: educação patrimonial e mediação cultural; marketing e comunicação; diferenciação e qualificação da experiência turística; e redes e internacionalização. No que concerne a esta última área, é de referir que focou o novo projeto nacional relacionado com o âmbito temático da FECN - Itinerários Napoleónicos Portugal - e a respetiva agenda comum de eventos (a qual está disponível no portal da RHLT).

Os representantes das cidades membros da FECN que participaram na recente Assembleia Geral desta entidade tiveram ainda oportunidade de visitar alguns locais que fazem parte da história da Era Napoleónica e que estão relacionados com Plymouth.

No dia 5 de maio, a encerrar o programa da Assembleia Geral de 2024 da FECN, assinalou-se a data da morte de Napoleão Bonaparte, num memorial situado em Plymouth Hoe, na presença de Charles Bonaparte, de Vincent Chauvet, do lord mayor de Plymouth e do antigo cônsul honorário de França em Plymouth. Em seguida, teve lugar uma visita ao museu e cemitério da Prisão de Dartmoor.

 

 

Refira-se que desde 2018 que a Rota Histórica das Linhas de Torres integra o Itinerário Cultural Europeu "Destination Napoleon", um dos 45 itinerários culturais do Conselho da Europa.

Este itinerário, que é, recorde-se, gerido pela FECN, é composto por cerca de cinquenta cidades de dez países. A vice-presidência executiva desta entidade é assumida pela vice-presidente da Rota Histórica das Linhas de Torres, Ana Umbelino.

O "Destination Napoleon" dá visibilidade às atividades da FECN e dos seus associados e reforça o compromisso das cidades-membro desta federação através da implementação de uma estratégia comum a nível europeu, permitindo aos visitantes descobrir, por meio de uma narrativa europeia, assente em diferentes perspetivas, o contributo de Napoleão para a construção da Europa atual.

A presença da RHLT no itinerário "Destination Napoleon" tem permitido a participação ativa desta associação em várias ações (como webinars, ações de divulgação, feiras de turismo, plataformas digitais), através das quais se promove o produto turístico-cultural que são as Linhas de Torres Vedras a uma escala de alcance europeu.

Rota Histórica marcou presença em mais uma Assembleia Geral das Cidades Napoleónicas

Mais Artigos