ARTIGO
18 março 2013
Como ementa cultural da iniciativa Sopas de Pedra foi este ano servido aos participantes na mesma O Castelo.
Assim, nesta 7.ª edição do evento, abordaram-se nos já habituais jantares colóquios realizados em sextas-feiras à noite de março, no Convento da Graça, em Torres Vedras: “Os castelos e as vilas das rainhas medievais de Portugal”, por Manuela Santos Silva (da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa); “A vida quotidiana no castelo medieval: Habitar o castelo na Idade Média”, por José Varandas (também desta última faculdade); e “O castelo e a guerra na Idade Média” por Miguel Gomes Martins (do Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa).
A ementa cultural foi, como sempre, acompanhada por uma outra mais material, constituída pelas habituais sopas, os tradicionais aperitivos e vinhos regionais.
159 participações foram contabilizadas nesta sétima edição do evento Sopas de Pedra, que foi organizado pela Câmara Municipal com o apoio da Escola de Serviços e Comércio do Oeste.
A temática O Castelo continuará a ser abordada em julho (focando-se com mais premência o Castelo de Torres Vedras), na Azenha de Santa Cruz, com a iniciativa Chás de Pedra.