ARTIGO
3 setembro 2012
O projeto municipal Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino continuou a estimular a imaginação e a criatividade durante o findo ano letivo a “miúdos” e “graúdos”.
O desafio O Bicho do Conto foi uma das suas iniciativas. A Escola Básica Integrada Padre Vítor Melícias, a Escola EB 2,3 S. Gonçalo e o Jardim de Infância do Ameal responderam a esta proposta desenhando e pintando várias versões do imaginário “bicho do conto”.
Outro desafio também lançado pela Fábrica das Histórias durante o ano letivo 2011/2012 foi o Bicho da Escrita, ao qual respondeu a Escola Secundária de Henriques Nogueira. Com esta atividade desafiou-se os alunos a criarem o diário gráfico de uma personagem também imaginária – o “bicho da escrita”.
Com outro estabelecimento de ensino – a Escola Secundária Rainha Dona Leonor (de Lisboa) – a Fábrica das Histórias desenvolveu um projeto de landart designado Não me cortes o cabelo que o meu pai me penteou, o qual teve como palco o percurso entre o Moinho do Bucal e o Moinho do Cuco (perto da Carvoeira), tendo sido concebido por Joana Maia e Magali Marinho. Em complemento, no Moinho do Cuco, Marta Machado realizou a exposição As Sombras do Vento. Em torno destas intervenções artísticas foram proporcionadas visitas e oficinas.
Relacionado com a temática destas últimas iniciativas, e em parceria com a Escola Secundária de Henriques Nogueira, a Fábrica das Histórias levou a cabo a conferência Histórias com Vento lá dentro, que explorou a relação entre o vento e as histórias, e da qual resultaram criativas propostas a desenvolver em contexto de sala de aula.
Já com o público sénior, a Fábrica das Histórias concretizou os projetos A persistência das coisas e As coisas da casa que se consubstanciaram na recriação artística de objetos da Casa Jaime Umbelino. Participaram nestes projetos a Casa do Povo de Runa, a Casa do Povo da Freiria, a Casa do Povo do Maxial, o Centro Social e Paroquial de Moita de Ferreiros, a Associação de Socorros de Outeiro da Cabeça, o Lar de S. José e o Clube Sénior da Câmara Municipal.
Também com este clube, a Fábrica das Histórias levou a cabo a construção de um “Nabo Gigante” inspirado no conto tradicional russo “O Nabo Gigante”.
O resultado da maior parte das mencionadas iniciativas e ainda de outras desenvolvidas pela Fábrica das Histórias podem ser observadas na Casa Jaime Umbelino até 22 de setembro por meio da exposição Tudo e mais alguma coisa.
Ainda durante o findo ano letivo, no âmbito do projeto Fábrica das Histórias, foram realizadas outras iniciativas como exposições, visitas às mesmas, conferências, encontros, oficinas e sessões de leitura e contação de histórias.
Participe nas atividades da Fábrica das Histórias. Entre no seu mundo encantado…