ARTIGO
26 setembro 2024
Os projetos contemplados com a bolsa de criação “Matriz” foram apresentados no passado fim de semana, 21 e 22 de setembro, no âmbito da Festa Matriz, que decorreu no Grémio Artístico Torreense e no Teatro-Cine de Torres Vedras.
A Distância mais Curta, de Beatriz Sayad e Agustina Pezzani, foi um dos espetáculos vencedores desta bolsa municipal e teve a sua apresentação no Grémio Artístico Torreense, em duas sessões. A segunda bolsa foi atribuída à performance Telmah/Hamlet, de Vânia Geraz (Projeto Ariadne), que foi apresentada no Teatro-Cine de Torres Vedras, também em duas sessões.
O “Matriz — Bolsa de Criação Cruzamentos Disciplinares em Artes Performativas” procura estabelecer uma plataforma de apoio financeiro e de divulgação do trabalho artístico de criadores na área dos cruzamentos disciplinares em artes performativas. Esta bolsa expressa o compromisso do Município de Torres Vedras para com o apoio à criação artística independente.
A primeira edição do “Matriz” realizou-se em 2024 e recebeu 52 candidaturas, das quais 31 foram consideradas elegíveis e apreciadas pelo júri. As duas propostas vencedoras receberam uma bolsa de criação no valor de 8 mil euros.
Os projetos candidatos foram avaliados por Cláudia Hortêncio (ARTEMREDE), Pedro Mendes (Coffeepaste), Guilherme Gomes (diretor artístico do Teatro-Cine de Torres Vedras) e Mário Verino Rosado (técnico superior da Câmara Municipal de Torres Vedras) no que se referiu à sua pertinência, qualidade, relevância, originalidade, carácter inovador, percurso artístico do criador ou estrutura de criação, plano de gestão orçamental e impacto social da criação.
#imagem2#