ARTIGO
19 novembro 2015
“Projetos infraestruturantes para Torres Vedras e Santa Cruz” foram recentemente apresentados no Edifício dos Paços do Concelho.
Na primeira conferência, realizada no dia 23 de outubro, foi dado a conhecer o projeto do Centro de Artes do Carnaval, por José Neves (da Universidade de Lisboa), o que foi antecedido de uma comunicação de André Batista (da Câmara Municipal) intitulada ”Estratégia de Regeneração Urbana para a Envolvente ao Centro de Artes do Carnaval”.
Nesta ação foram explicadas as várias componentes deste futuro equipamento (como áreas de exposição, de ateliê e de atuações) que será criado a partir do aproveitamento do edifício do antigo matadouro municipal e do terreno traseiro do mesmo que se estende até à pedreira que existiu na zona norte de Torres Vedras, zona que se desenvolveu, segundo André Baptista, em torno de industrias que aí laboraram nos séculos anteriores.
Já na segunda conferência, que teve lugar no dia 14 de novembro, Paulo David apresentou o projeto do Centro Cívico de Santa Cruz, a que se seguiu a inauguração de uma exposição deste arquiteto, na Cooperativa de Comunicação e Cultura. A criar no local do antigo casino de Santa Cruz, este equipamento será uma referência comunitária no núcleo urbano desta estância balnear e acolherá espaços como uma biblioteca, uma zona expositiva e de realização de eventos e um restaurante.
De referir ainda que nesta iniciativa foi abordada a questão da ligação entre os valores disciplinares da Arquitetura e as caraterísticas infraestruturantes de projetos que visam a revitalização social e cultural do tecido urbano.