ARTIGO

Projecto "Romale" deu a conhecer as artes de tradição cigana

26 julho 2010

As artes de tradição cigana foram mais uma vez abordadas em Torres Vedras, no âmbito do projecto Romale.

A 4.ª edição deste projecto - o qual foi dirigido de novo pelo checo Peter Serge Butko e contou com o apoio do músico também checo Tomas Brazda – teve início no dia 15 de Julho com uma residência artística realizada nos (Es) Paços Criativos, em Torres Vedras. 22 torrienses de várias faixas etárias participaram nesta residência que se prolongou até ao dia 24 de Julho, e em que foram explorados, de forma intensiva, aspectos diversificados das artes ciganas, nomeadamente danças, músicas e canções, envolvidas por algum trabalho de encenação.

Neste último dia, à tarde, realizou-se, na Cooperativa de Comunicação e Cultura, um workshop de flamenco orientado pelo grupo Las Araquerar.

 

O resultado final deste workshop e da residência artística foi apresentado também no dia 24 de Julho, mas à noite, na Praça do Município, no espectáculo A Festa.

 

Ainda nesse dia, ao final da tarde, teve lugar, também nas instalações da Cooperativa de Comunicação e Cultura, uma conversa em roda sobre os caminhos da vida cigana na actualidade que contou com a presença do antropólogo José Gabriel Bastos e da historiadora Claire Auzias.

De referir que o Romale teve a parceria da Câmara Municipal, para além de contribuições da Cooperativa de Comunicação e Cultura, da Escola Básica Integrada Padre Vítor Melícias, da Casa Ruim e do Bar do Gil.

Projecto "Romale" deu a conhecer as artes de tradição cigana

Mais Artigos