ARTIGO
26 julho 2013
O Município foi uma das entidades que participou na elaboração do Plano de Classificação para a Administração Local (versão 0.2).
Este documento foi apresentado no dia 24 de julho, na Torre do Tombo, em Lisboa.
De referir que este plano de classificação oferece à comunidade arquivística um novo instrumento de gestão da informação normalizado. Visa também, entre outros objetivos, uma gestão mais eficiente dos sistemas de informação de arquivo; facilitar e antecipar a tomada de decisões; e uma maior transparência na Administração Pública, por meio de um acesso mais facilitado à informação, quer pelos organismos, quer pelos cidadãos.
O Plano de Classificação para a Administração Local tem vindo a ser desenvolvido pelos municípios de Torres Vedras, Alenquer, Amadora, Beja, Cascais, Lisboa, Lourinhã, Oeiras, Santarém e Sintra e pelos Serviços Municipalizados de Oeiras e Amadora, com o apoio técnico da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. Em 11 de julho e 10 de outubro do ano transato tiveram lugar duas sessões de apresentação e discussão públicas da versão 0.1 do documento. A versão 0.2 do mesmo integra os contributos de outros municípios e entidades.
O referido plano está acessível por meio do endereço eletrónico: http://dgarq.gov.pt/programas-e-projectos/modernizacao-administrativa/macroestrutura-funcional-mef/.