ARTIGO

Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho inaugura novas exposições no seu 3º aniversário

7 agosto 2024

No dia 5 de agosto foi celebrado o 3.º aniversário do Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho com a apresentação do novo espaço “Pódio”, integrado na exposição permanente do museu, e a abertura de uma nova exposição temporária intitulada “Na Roda de um Campeão”.

No “Pódio” encontra-se a bicicleta do Giro d’Itália de 2015, o equipamento e a medalha olímpica ganha em Atenas 2004 pelo ex-ciclista Sérgio Paulinho, o único medalhista olímpico português da modalidade. O espaço, que se pretende ir sendo renovado com o contributo de novos ciclistas, foi inaugurado pelos seus filhos.

A nova exposição "Na Roda de um Campeão" reúne o testemunho de 5 ciclistas profissionais: Marco Chagas, Maria Martins, Luís Costa, Ana Rita Valido e Sérgio Paulinho. O registo das suas experiências procura inspirar novos atletas, bem como oferecer-lhes alguns conselhos sobre como lidar com a pressão e a competitividade próprias do Desporto. 

Na sua intervenção, a vice-presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, referiu que, além de fazerem a evocação de grandes nomes do ciclismo português, estes novos recursos contribuem para que o Museu seja um espaço de permanente descoberta, renovando os motivos para a sua visita. A vereadora referiu também a trajetória crescente de visitas e participações nas atividades do Museu, que são desenvolvidas também junto da comunidade escolar e junto das famílias, tais como o projeto “Mini Agostinhas” e a atividade “Vem aprender a andar de bicicleta”.

O presidente do Conselho Consultivo do Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho, Eduardo Marçal Grilo, usou da palavra para fazer referência, entre outros, a Marco Chagas, presente na ocasião, dizendo que, além de membro do Conselho Consultivo do Museu e vencedor de 4 Voltas a Portugal, é também “um dos mais conceituados comentadores do ciclismo europeus”.

#imagem2#

João Carriço, diretor do Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho, falou também dos ciclistas como fonte de inspiração para todos, pelo seu esforço e dedicação Fez também referência às duas distinções recebidas pelo Museu. Referia-se ao vídeo introdutório do Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho, denominado O Par Perfeito – Recordar Joaquim Agostinho, Celebrar a Bicicleta e ao “Trabalho de Museografia”, reconhecidos pela da APOM - Associação Portuguesa de Museologia em 2022.

Na celebração do 3.º aniversário deste equipamento cultural, além de alguns vereadores da Câmara Municipal de Torres Vedras e presidentes das juntas de freguesia do Concelho, marcaram também presença o vice-presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Sandro Araújo; a vice-presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto, Anabela Reis; a ciclista feminina com a maior longevidade do ciclismo português, Ana Rita Valido;  a diretora da Academia Joaquim Agostinho, Carla Domingues; o diretor da Academia Joaquim Agostinho e representante da União Desportiva do Oeste, António Rocha; o vice-presidente da Associação Portuguesa de Museologia, Pedro Inácio; o ciclista oestino da equipa Efapel, Tiago Antunes, que terminou a Volta a Portugal na tarde do dia anterior em Viseu; membros da família de Joaquim Agostinho; representantes das várias associações ciclísticas nacionais, de instituições locais e vários ex-ciclistas. 

A comemoração terminou com o habitual corte do bolo de aniversário e momento de convívio.  

 

Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho inaugura novas exposições no seu 3º aniversário

Mais Artigos