ARTIGO
4 junho 2024
No âmbito do programa comemorativo do 50.º aniversário da “Revolução dos Cravos” promovido pelo Município, a Biblioteca Municipal acolheu no passado dia 1 de junho a conferência “A Banda Desenhada e os Fanzines em Portugal”.
No decorrer da mesma foi efetuado, por Carlos Ferreira e Venerando Matos (dinamizadores do fanzine torriense Impulso e responsáveis da associação CLICANDO), um enquadramento do movimento dos fanzines a nível global, tendo sido mencionado o facto de Torres Vedras ter estado na vanguarda desse movimento em Portugal.
De referir que os fanzines são publicações não profissionais, não oficiais, produzidas por entusiastas, de forma artesanal, com poucos recursos financeiros e técnicos. Em Portugal o movimento dos fanzines teve o seu início na década de 70, o que se relacionou com o abrandamento da censura nesse período, um facto decorrente da “primavera marcelista”, tendo em 1973 um grupo de jovens em Torres Vedras editado o primeiro número do fanzine de banda desenhada Impulso. É também de referir que o surgimento dos fanzines esteve associado ao gosto pela banda desenhada, sendo que muitas pessoas, principalmente estudantes, encontraram nos fanzines o meio para editar as suas bandas desenhadas originais.
No início da conferência “A Banda Desenhada e os Fanzines em Portugal” foi anunciado, também por Carlos Ferreira e Venerando Matos, o lançamento do Concurso de Banda Desenhada e Cartoon João Sarzedas, o qual, se realizando a partir de Torres Vedras, prestará homenagem a um “torriense de adoção” já falecido, que foi uma figura de relevo no panorama nacional das áreas artísticas abrangidas pelo concurso.
Nessa conferência, em que estiveram também presentes Carlos Gonçalves (do Clube Português de Banda Desenhada) e Carlos Pessoa (figura ligada ao movimento dos fanzines de banda desenhada em Portugal), a vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Ana Umbelino, relevou, na intervenção que concluiu a atividade, a importância de se conhecer a história associada à criação e edição do fanzine Impulso com vista ao aprofundamento da história da cidadania cultural em Torres Vedras nas décadas mais recentes.
#imagem2#
Antes da conferência “A Banda Desenhada e os Fanzines em Portugal” tinha sido proporcionado, por Venerando Matos e Carlos Ferreira, uma visita orientada à exposição Fanzines Portugueses, a qual está patente na Biblioteca Municipal até 21 de junho.
Refira-se também que no passado dia 18 de maio, igualmente na Biblioteca Municipal, teve lugar a sessão de lançamento do n.º 9 do fanzine Impulso.
As mencionadas atividades fazem parte de um evento denominado BD Vedras 2024, o qual é organizado pela associação cultural torriense CLICANDO, conta com o apoio da Câmara Municipal e a colaboração da Cooperativa de Comunicação e Cultura e do Clube Português de Banda Desenhada.