ARTIGO
27 setembro 2016
A convite da Direção-Geral do Património e da Associação Urban Sketchers Portugal, Torres Vedras juntou-se uma vez mais à iniciativa (a)Riscar o Património, integrada nas Jornadas Europeias do Património Cultural, as quais tiveram este ano como tema “Comunidades e Culturas” .
A organização local desta iniciativa ficou a cargo da Câmara Municipal e da Cooperativa de Comunicação e Cultura.
Nesse âmbito, no dia 24 de setembro, passaram pelo Mercado Municipal 35 desenhadores vindos de várias cidades, dedicando-se ao desenho de pessoas (comerciantes e clientes), a verdadeira essência deste espaço, os quais foram acolhidos num misto de curiosidade e diversão. Para orientar os participantes, a iniciativa contou com Eudes Correia, aguarelista e desenhador brasileiro, residente em Portugal.
Da parte da tarde, os participantes deslocaram-se até à Praça do Município, onde durante vários séculos existiu a Praça dos Víveres, a génese do Mercado Municipal.
A edição das Jornadas Europeias do Património deste ano em Torres Vedras superou todas as expectativas, não só pelo número de participantes em geral, mas sobretudo pelo número de crianças e jovens desenhadores que se juntaram à iniciativa.