ARTIGO

Memórias de seniores do Concelho foram de novo recolhidas e recriadas

15 junho 2023

Na tarde do dia 3 de junho a Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino organizou mais uma Festa das Histórias de Vida.

De referir que esta iniciativa está relacionada com o “No Coração da minha Infância”, um projeto que a Fábrica das Histórias desenvolve anualmente, em colaboração com o “Clube Sénior”, escolas do Concelho e artistas, o qual consiste na recolha e registo de memórias de infância que resultam numa mostra de narrativas literárias e visuais.

Em 2022/2023 esse trabalho de recolha e registo de memórias incidiu nos membros do núcleo de Santa Cruz do “Clube Sénior”, tendo o resultado do mesmo sido apresentado na recente Festa das Histórias de Vida, a qual se dividiu em duas partes.

A primeira decorreu na Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino, com a inauguração de três exposições: No Coração da minha Infância (composta por romances familiares elaborados pela escritora Ana Meireles, através de histórias recolhidas no referido núcleo do “Clube Sénior”); Memória da Cor (a qual integra catálogos com o registo das memórias de cor dos membros do núcleo de Santa Cruz do “Clube Sénior”, elaborados pela artista Inês Marques); e Livros de Retalhos (conjunto de obras elaboradas pelos alunos da turma 12.º I, da Escola Secundária Henriques Nogueira, orientados pela professora Rosário Lucas, a partir das memórias recolhidas junto dos referidos seniores). Estas três exposições estão patentes até ao próximo dia 29 de julho.

A segunda parte da Festa das Histórias de Vida deste ano realizou-se no Teatro-Cine, com a apresentação dos trabalhos de expressão plástica desenvolvidos por aqueles alunos e que estão patentes na Fábrica das Histórias, a que se seguiu a leitura de excertos das memórias recolhidas junto dos membros do núcleo de Santa Cruz do “Clube Sénior” e a apresentação de canções pelo Clube Bué d’Artes, coordenado pela professora Sílvia Filipe, da Escola Padre Vítor Melícias. O espetáculo chegou ao fim com a apresentação de mais canções, pelo Coro da Família da Academia do Som de Torres Vedras, orientado pelos professores Gisela Canelhas e Rui Flora.

Memórias de seniores do Concelho foram de novo recolhidas e recriadas

Mais Artigos