ARTIGO
20 maio 2014
D. João I voltou a Torres Vedras no dia 17 de maio numa recriação histórica do Conselho Régio que decidiu em 1414 a tomada de Ceuta, a qual decorreu no Castelo torriense e se constituiu como o momento final e a “cereja no topo do bolo” do 17.º encontro de História Turres Veteras.
Ceuta e a expansão portuguesa foi o tema do evento que se realizou nos dias 16 e 17 de maio, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho (à exceção da recriação histórica).
Esta temática foi abordada sob diversos prismas por oradores oriundos de Portugal, Espanha, Marrocos e Brasil, tendo a iniciativa, que se constitui como o melhor encontro nacional de História organizado anualmente e focado num tema, sido, como já é habitual, organizada pela Câmara Municipal e pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
O Estreito de Gibraltar e o seu valor simbólico e estratégico, Lisboa: personagem de Fernão Lopes, Dúvidas de D. João I sobre a ida a Ceuta, Ceuta en vésperas de la conquista portuguesa, A armada de Ceuta e a guerra naval no Norte de África, La prise de Ceuta et ses conséquences sur l’histoire du Maroc, Aspetos militares da conquista de Ceuta, A conquista de Ceuta: uma perspetiva, Torres Vedras: a vila e o termo em inícios de Quinhentos, O Conselho Régio de Torres Vedras, O Conselho Régio de Torres Vedras e Ceuta: interdependências no golfo hispano-magrebino, foram as comunicações apresentadas neste encontro, por, respetivamente, Vasco Gil Mantas (Universidade de Coimbra, Sociedade de Geografia de Lisboa e Academia da Marinha), Maria Lúcia Passos (Universidade de S. Paulo), João Abel da Fonseca (Sociedade de Geografia de Lisboa, Academia Portuguesa de História e Academia da Marinha), Fernando Villada (Ciudade Autónoma de Ceuta), Francisco Contente Domingues (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), Otmane Mansouri (Université Hassan II, Casablanca), Pedro Gomes Barbosa (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), João Cosme (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), Maria Manuela Catarino (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), Judite de Freitas (Universidade Fernando Pessoa) e Hermenegildo Fernandes (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa).
De referir, ainda, que no final desta edição do Turres Veteras foi lançado o livro O Imaginário Medieval (compilação das atas da edição anterior do evento).
O Carnaval será o tema da próxima edição do Turres Veteras.