ARTIGO
20 maio 2010
O Teatro-Cine continua a ser palco de espectáculos de qualidade.
Na área da música refira-se o concerto Música nova, música velha!, o qual foi levado a cabo pelo grupo de música de câmara Ensemble Darcos e comentado pelo compositor Sérgio Azevedo, tendo sido o quarto da Temporada Darcos 010. Saliente-se que neste espectáculo que foi dedicado à memória da harpista Andreia Marques e contou também com a participação da soprano Lara Martins estreou-se uma obra encomendada propositadamente para aquela temporada, da autoria do referido compositor (14/5).
Já na área do teatro, o Teatro Praga e o Espaço do Tempo apresentaram o espectáculo Super Gorila (7/5).
No âmbito do ciclo de debates Noites Utópicas dinamizado por Rui Matoso, o artista, comissário e escritor Leonel Moura abordou Arte, Ciência e Tecnologia (6/5).
Por outro lado, inserido no ciclo de cinema Café com Filmes, promovido pelo Académico de Torres Vedras, foram exibidos 11’09’’’09-11 Perspectivas (29/4) e O Arquitecto e a Cidade Velha (13/5), o que contou com intervenções artísticas da responsabilidade, respectivamente, da Transforma AC (a cargo de Miguel Samarão, Ana Cláudio e Salomé Abreu) e de Nuno Vasa.
Noutra vertente, refira-se que o Teatro-Cine e o Académico de Torres Vedras co-organizaram com a parceria da Transforma AC uma oficina intitulada Três Ruas - orientada pelo actor e encenador Miguel Moreira e inserida no projecto Teatro na Cidade 10 -, que teve 10 inscrições, e culminou na realização de acções performativas de rua em Torres Vedras (11 a 15/5).
De referir, ainda, que no âmbito da actividade da associação Artemrede, o Teatro-Cine organizou com o apoio da Transforma AC a apresentação em locais públicos de Torres Vedras da performance Bodies in Urban Spaces, levada a cabo pela companhia austríaca Willi Dorner (1/5).