ARTIGO

Festival Novas Invasões: Agradecimento

9 setembro 2021

A quarta edição do Novas Invasões decorreu em circunstâncias especiais. A pandemia de COVID-19 foi a “invasora” que obrigou o evento a adaptar-se sem perder a sua singularidade. O envolvimento da comunidade, que é uma marca distintiva deste festival, e que nesta edição ganhou ainda maior importância. Num exercício criativo de reinvenção, o Novas Invasões não repetiu nem reproduziu fórmulas, foi uma emanação da comunidade e convocou os cidadãos e as organizações culturais e criativas a participar, tornando-se protagonistas e autores desta celebração das artes e da cultura vivida coletivamente no espaço público.

O espetáculo Dreamworld, da companhia Theater Titanick foi disso exemplo, incluindo mais de uma centena de artistas e figurantes locais.

Como é hábito, depois da “invasão”, é tempo de agradecer a várias entidades e personalidades que colaboraram para fazer deste festival um sucesso.

A Câmara Municipal de Torres Vedras agradece a todas as associações, entidades e parceiros individuais ou coletivos que fizeram desta edição do Novas Invasões um evento com grande participação cultural e que nos faz ter orgulho em ser torrienses.

Agradecemos às associações de recriação histórica, às associações participantes no Mercado Oitocentista, aos grupos de animação, ao comércio tradicional e restauração aderente, aos agentes turísticos que proporcionaram experiências turísticas, aos parceiros de programação, às companhias e aos artistas. Agradecemos a todos os que deram o seu contributo para que o programa do festival Novas Invasões continuasse a envolver várias gerações numa viagem desafiante entre o histórico e o contemporâneo.

Um agradecimento à Camerata Vocal de Torres Vedras, aos SONS DO BARRO - Associação Cultural e Musical - Cant'arte, à Ilú - Associação de Dança - Teatro de Intervenção Urbana, à Performact, à Associação Estufa Plataforma Cultural, à EMERGE - Associação Cultural para a Promoção de Arte Contemporânea, à Bolha - Teatro com Marionetas Associação, à Associação TEIA de Cultura, à CruzaMentes Companhia de Música Teatral, à Sociedade Filarmónica Ermegeirense, à AREPO - Associação de Ópera e Artes Contemporâneas, à Pró-Memória, Assoc. Cultural e Etnológica de A dos Cunhados, ao coro AnimaVoce, e aos elementos do Académico de Torres Vedras e da Banda dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras que participaram na programação.

Um agradecimento especial à água oficial, Vimeiro, ao apoio prestado pela Extincêndios, e ao apoio institucional do Ministério da Cultura e Ciência da Renânia do Norte-Vestfália e ao governo de Münster, na Alemanha.

Deixamos uma palavra à PSP, à empresa de segurança privada presente no evento, aos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, à Cruz Vermelha e ao Serviço Municipal de Proteção Civil, que garantiram que o evento decorresse em segurança.

Agradecemos, ainda, a todos os colaboradores da Câmara Municipal de Torres Vedras, da empresa municipal Promotorres, dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento e da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães que contribuíram para o sucesso do Novas Invasões e produziram o evento.

Aos órgãos de comunicação social, que ajudaram a levar mais longe este festival, o nosso agradecimento.

E aos torrienses, que viram a sua vida de alguma forma alterada pelo evento, estamos certos de que reconhecerão a sua importância para Torres Vedras e para a região.

A todos os que estiveram, de alguma forma, envolvidos no Novas Invasões e a todos os que passaram pela cidade ao longo destes quatro dias, o nosso especial agradecimento.

Festival Novas Invasões: Agradecimento

Mais Artigos