ARTIGO
21 maio 2024
Na tarde de 18 de maio, realizou-se a Festa das Histórias de Vida, que encerrou a edição de 2023/2024 do projeto “No Coração da Minha Infância”. Esta iniciativa decorreu no auditório do Edifício dos Paços do Concelho e na Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino.
O projeto “No Coração da Minha Infância” é desenvolvido anualmente pela Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino em colaboração com o Clube Sénior, o Banco Local de Voluntariado, escolas do Concelho e artistas.
A presente edição teve como protagonistas os participantes do Núcleo da Azenha Velha do Clube Sénior, que partilharam as suas memórias de infância com a escritora Ana Meireles, que a partir das mesmas elaborou narrativas. Também a partir dessas memórias, os alunos das turmas 12.º I e J da Escola Secundária Henriques Nogueira, orientados pela professora Rosário Lucas, desenvolveram trabalhos de expressão plástica. Já a artista Inês Marques construiu com os participantes catálogos com o registo das memórias de cor que cada um associa a vivências da infância.
A sessão contou com um momento performativo, no qual o Clube Bué d’Artes, coordenado pela professora Sílvia Filipe, da Escola Básica Padre Vítor Melícias, leu excertos das memórias recolhidas e os alunos do Colégio Avião de Papel, orientados pela professora e diretora Rute Miranda, interpretaram canções tradicionais.
Na ocasião, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, destacou a relevância deste projeto que promove a participação cultural de pessoas de diferentes idades e permite a recolha e registo de práticas do dia a dia das gerações mais velhas, como brincadeiras e canções. “Há uma riqueza incomensurável que advém do diálogo entre pessoas diferentes”, referiu.
A Festa das Histórias de Vida continuou na Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, onde foram inauguradas três exposições: “No Coração da minha Infância” composta por romances familiares elaborados pela escritora Ana Meireles através da recolha das histórias dos seniores; “Memória da Cor”, que integra catálogos com o registo das memórias de cor desses seniores, pela artista Inês Marques; e “Livros de Retalhos”, conjunto de obras elaboradas pelos alunos das turmas 12.º I e J da Escola Secundária Henriques Nogueira, orientados pela professora Rosário Lucas, a partir das memórias recolhidas. As exposições estão patentes até 31 de julho.
#imagem2#