ARTIGO
20 junho 2024
Nos dias 15 e 16 de junho realizou-se a Feira de Casal de São Pedro, uma festa comemorativa da primeira “Carta de Feira” concedida a Torres Vedras pelo rei D. Dinis a 20 de março de 1283.
Organizado pela Junta de Freguesia da União das Freguesias de Dois Portos e Runa e Câmara Municipal de Torres Vedras, o evento faz uma recriação da época medieval, através da participação de associações e entidades. A Feira teve início oficial com a leitura da Carta de Foral por alunos do Centro Educativo de Dois Portos e arruada pela ANIMESP: Rufos e Roncos. Seguiu-se o combate medieval, promovido pela associação Serra Red Lions, na qual os lutadores combatem usando armas características da Idade Média.
Do programa fizeram também parte uma ceia medieval, um momento musical pela Banda Filarmónica da Sociedade Filarmónica da Ribaldeira; o teatro de rua “Os Aguadeiros”, pelos Três Irmãos; e a animação circense “Os Saltimbancos”, pelo grupo Malatitsch, que também realizou o espetáculo de fogo que encerrou o primeiro dia.
No dia 16 de junho, foi realizada a missa em honra de São Pedro na Igreja de São Pedro em Dois Portos, a que se seguiu a animação de rua pelos Clown Safaneta; a animação circense “Agapito” pelos Inspirueta e danças e cantares pelo Rancho Folclórico Etnográfico Danças e Cantares do Furadouro. Participaram também das comemorações os Gaiteiros da Freiria.
Durante o evento foi feita a venda de objetos decorativos, plantas, brinquedos e alimentos nas tendas e bancas afetas às entidades que dinamizaram também o recinto.
A Carta de Foral, de vital importância estratégica para o desenvolvimento económico e social da época, marca o início do que viria a ser a Feira de São Pedro, hoje realizada na cidade de Torres Vedras.