ARTIGO
27 maio 2013
Os embaixadores de cerca de 40 países acreditados em Portugal estiveram no passado sábado, 25 de maio, a fazer uma visita histórica e gastronómica em Torres Vedras, a convite da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa), com a colaboração da Câmara Municipal de Torres Vedras.
A ação teve como grande objetivo dar a conhecer além-fronteiras o único mercado onde Portugal é autossuficiente, o do vinho, mas sobretudo aumentar a visibilidade dos Vinhos de Lisboa nos países de origem dos embaixadores.
“Os embaixadores são um grupo líder de opinião, um grupo socioeconómico de grande relevância e com potencial de promover os vinhos da nossa região, não apenas no nosso país, mas sobretudo no deles”, segundo Vasco d’Avillez, presidente da CVR Lisboa.
O vice-presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, relevou a iniciativa pelo facto de potenciar a diplomacia económica, tendo dado a conhecer ao corpo diplomático as principais atividades económicas que são desenvolvidas no município, nomeadamente a agricultura, a agroindústria e o turismo.
A visita contou com uma prova de vinhos na sede da CVR Lisboa, um edifício de património arquitetónico nacional, que data do Estado Novo, acompanhada de queijos e doçaria regional, seguida de almoço alusivo às Linhas de Torres Vedras, um dos grandes marcos do triunfo dos exércitos Luso-Britânicos durante a invasão francesa e encerrou com visita ao Forte de S. Vicente e aos postos de transmissões da serra do Socorro.
Foram ainda feitas explicações sobre as Linhas de Torres Vedras pelo especialista convidado, Clive Gilbert, que relevou os grandes trunfos das estratégias levadas a cabo neste local e que conduziram a uma vitória nacional.
Nesta visita estiveram ainda responsáveis e representantes da Presidência da República e do Ministério dos Negócios Estrangeiros.