ARTIGO
21 maio 2010
Os astros foram o tema central das acções desenvolvidas no Museu Municipal Leonel Trindade no âmbito da Noite Europeia dos Museus e do Dia Internacional dos Museus.
Esta primeira iniciativa realizou-se no dia 15 de Maio e envolveu naquele espaço cerca de 800 pessoas. Organizada pela Câmara Municipal em parceria com o Agrupamento de Escolas Padre Francisco Soares e a Escola Secundária de Henriques Nogueira, a Noite Europeia dos Museus em Torres Vedras teve como temática As noites de 1810 e consistiu: num concerto lírico intitulado As modinhas brasileiras no tempo de Napoleão, interpretado pelo Ensemble Barroco La Nave Va; na conferência Os Céus de 1810, apresentada pelo professor Máximo Ferreira; numa partilha de leituras relacionadas com a temática dos astros; numa observação dos céus com telescópio, orientada pelo referido especialista em astronomia; num jantar; e na inauguração da exposição do projecto Reinvent’ÁR-TE/2010.
Este projecto e as mencionadas acções da Noite Europeia dos Museus integraram-se no programa comemorativo do Bicentenário das Linhas de Torres Vedras promovido pelo Município.
Já o Dia Internacional dos Museus trouxe, a 18 de Maio, 655 participantes ao Museu Municipal Leonel Trindade, de entre os quais alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, bem como dos ensinos secundário e nocturno e “seniores”. Uma “maratona de leitura” (que incluiu partilha de leituras, oficinas pedagógicas e visitas guiadas) foi pelo segundo ano levada a cabo naquele museu para assinalar esta última efeméride, tendo-se subordinado à temática Ler nas Estrelas. O Dia Internacional dos Museus foi organizado em Torres Vedras pela Câmara Municipal em parceria com o referido estabelecimento de ensino.