ARTIGO
28 maio 2024
A Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, equipamento cultural da Câmara Municipal de Torres Vedras, desafiou a comunidade escolar do 1.º ciclo para a construção de curtas-metragens de animação com o título “Batalhão em força” e tendo como base o tema “Resistência”.
Os trabalhos que resultaram deste desafio foram exibidos em duas sessões no dia 25 de maio, no Teatro-Cine de Torres Vedras, que se encheu de público para a ocasião. Foi também apresentada a peça de teatro Resistimos, por alunos do Clube dos Contadores de Histórias da Escola Padre Vítor Melícias, sob a orientação da professora Ana Cláudio.
Na abertura das sessões, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, referiu que aquele momento era uma “verdadeira celebração da criatividade e do poder transformador das artes e da cultura enquanto dispositivos capazes de reinventar a participação, o diálogo e a cooperação”. Ana Umbelino relembrou, ainda, que as crianças e os jovens “têm uma voz que deve ser ouvida e um olhar inaugural sobre o mundo que deve ser conhecido e valorizado”, acrescentando que “as crianças e os jovens são o presente e connosco partilham um tempo comum”.
Esta edição do desafio de curtas-metragens envolveu cerca de 100 crianças do 1.º ciclo do ensino básico, numa iniciativa que lhes permitiu desenvolver competências nas áreas da oralidade, da escrita criativa, da ilustração, música e tecnologias de informação e comunicação.
Os cinco filmes apresentados, cada um dedicado a um subtema, são:
A 14.ª edição do desafio de curtas-metragens teve a colaboração do serviço educativo Quero ser Cientista, que introduziu os cinco subtemas relacionados com a sua área de atuação. De forma a melhor explorar os conceitos associados, foi desenvolvida uma sessão de resistência física na Pista Municipal de Atletismo Carlos Lopes com a turma da Escola Básica Gaspar Campello e proporcionada uma visita ao laboratório da Valanálises com a turma da Escola Básica de Silveira. Foram parceiros desta iniciativa os agrupamentos de escolas Padre Vitor Melícias e de São Gonçalo, dos quais fazem parte as escolas aderentes.
As curtas-metragens poderão ser visualizadas na Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino entre 2 e 31 de julho.
#imagem2#