ARTIGO

Cortejo Etnográfico fez cantar e dançar no “Dia do Saloio”

16 agosto 2024

No dia 15 de agosto comemorou-se em Santa Cruz o “Dia do Saloio” com o habitual cortejo etnográfico e demonstrações de danças e cantares pelos ranchos participantes. Nesta que foi a sua 25.ª edição, estiveram presentes os seis ranchos que mantêm a sua atividade no concelho de Torres Vedras e que neste dia desfilaram pelas ruas de Santa Cruz ao longo de dois percursos distintos.

O primeiro, que ligava o Parque de Jogos Municipal de Santa Cruz ao Largo Jaime Batista da Costa, foi feito por cinco ranchos participantes que no final do percurso aí fizeram uma demonstração de cantares e danças tradicionais:  o Rancho Folclórico da Colaria; o Rancho Folclórico e Etnográfico Danças e Cantares da Mugideira; o Rancho Folclórico e Etnográfico Danças e Cantares de Campelos: o Rancho Folclórico e Etnográfico Danças e Cantares do Furadouro e o Rancho Folclórico e Etnográfico Os Camponeses do Varatojo (grupo adulto e infantil).

#imagem2#

Já o Rancho Folclórico e Etnográfico Flores do Oeste – A dos Cunhados percorreu a Avenida do Atlântico até ao Largo Jaime Batista da Costa, parando ao longo do caminho para animar o público que se concentrou nos passeios. Fê-lo com música, dança e provas de queijo, chouriço, azeitonas e pão de broa, que traziam nas carroças puxadas por animais, recreando assim as romarias à praia feitas pelos trabalhadores rurais da região de Lisboa a 15 de agosto, dia de Nossa Senhora da Assunção. Uma vez que não tinham fácil acesso à praia, era no feriado que vestiam os seus trajes domingueiros e vinham até ao litoral.

Na sua intervenção, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras fez referência aos ranchos do Concelho que, já não estando em atividade, estão representados na exposição “25 anos cortejo etnográfico”, uma mostra de caráter documental que se encontra patente em Santa Cruz, junto ao Largo Jaime Batista da Costa.

O espetáculo decorreu durante toda a manhã, perante um público animado, composto por torrienses e visitantes de todas as idades. Os mais velhos acompanharam a cantar as músicas mais conhecidas da sua mocidade, os mais pequenos dançaram, imitando o que viam em palco.

Já perto da hora de almoço, todos os ranchos agruparam-se no Largo para seguirem até à Praia do Guincho, onde o Rancho Folclórico e Etnográfico Flores do Oeste fez uma última atuação, com brincadeiras para as quais convidou elementos do público a participar.

As comemorações do “Dia do Saloio” pelos ranchos terminaram com o almoço habitual, já no areal da praia, e depois da ida a banhos.

Cortejo Etnográfico fez cantar e dançar no “Dia do Saloio”

Mais Artigos