ARTIGO
18 maio 2016
Pelo terceiro ano consecutivo, por meados de maio, a zona do Castelo de Torres Vedras acolheu a recriação do Conselho Régio de Torres Vedras de 1414, acontecimento alto da História de Portugal, dado que foi no mesmo decidida a tomada de Ceuta, expedição que marcou o início da expansão ultramarina nacional.
Muita “arraia miúda” voltou a presenciar esta iniciativa, realizada no dia 14 de maio, na zona em que ocorreu o referido episódio da História de Portugal, a qual teve início pela tarde com um cortejo no centro histórico de Torres Vedras, a partir da Praça do Município até ao Castelo, a que se seguiu a recriação do conselho régio e uma ceia medieval no Paço dos Alcaides. Demonstrações de armas, animação musical, apontamentos de dança e de malabarismo e representações teatrais foram sendo apresentadas ao longo do evento. De referir que já desde o início da tarde tinham sido proporcionadas atividades educativas para crianças no Castelo. A iniciativa terminou com um espetáculo de malabares de fogo.
Esta recriação, que foi produzida pela Viv’Arte, contou com a participação de vários grupos locais: Cant'Arte, Casa da Cultura da Ponte do Rol, B.O.T.A., Grupo de Teatro do Académico de Torres Vedras, Centro Social de S. José (Arneiros) e associação Transforma.