ARTIGO

Concelho já conta com considerável espólio paleontológico

21 março 2012

Três novas jazidas de dinossauros foram descobertas no concelho no âmbito de prospeções realizadas durante a mais recente campanha paleontológica da Associação Leonel Trindade – Sociedade de História Natural (ALN – SHN).


Esta descoberta veio reafirmar o potencial paleontológico do concelho, tendo em conta que, recorde-se, já tinham sido nos últimos anos encontrados dinossauros nas zonas de Cambelas e de Santa Rita, para além de uma tartaruga jurássica (que foi denominada de Selenemys lusitanica), achada também neste último local, a qual está a fornecer importantes dados à comunidade científica sobre a evolução geográfica dos continentes.


Na recente campanha de setembro, para além de um dinossauro, foram também escavados por membros daquela instituição científica elementos pertencentes a crocodilos, peixes, tartarugas e a outros dinossauros. Nas prospeções identificaram-se ainda trilhos com pegadas de dinossauros, de tartarugas e de répteis voadores, bem como espécimes pertencentes ao mencionado tipo de tartaruga.


O Município tem apoiado logisticamente todos estes trabalhos, para além de fornecer apoio corrente à atividade da ALN – SHN e de ter colaborado com esta no desenvolvimento de um sistema de informação geográfico pioneiro aplicado à paleontologia.


Refira-se igualmente que o Município estabeleceu um protocolo com aquela associação para que ela trate e estude um espólio paleontológico que o mesmo adquiriu aos colecionadores particulares José Joaquim dos Santos e Luís Paulo Francisco.


De realçar que a ALN – SHN tem atualmente uma das maiores coleções paleontológicas e um dos melhores laboratórios do país, o qual foi criado com o apoio do Município.


É intenção destas duas entidades que os referidos achados paleontológicos estejam futuramente patentes em locais públicos.

Concelho já conta com considerável espólio paleontológico

Mais Artigos