ARTIGO

Colóquio abordou o processo revolucionário português de 25 de Abril de 1974

28 maio 2025

Realizou-se, no passado dia 24 de maio, no Auditório do Edifício dos Paços do Concelho de Torres Vedras, o colóquio "As ‘revoluções’ dentro da Revolução", integrado no ciclo de programação "Dias de Abril", conjunto de iniciativas com curadoria do investigador e professor universitário Álvaro Costa de Matos.

A sessão, dedicada a novas leituras historiográficas do processo revolucionário português, iniciado com o 25 de Abril de 1974 e concluído com a aprovação da Constituição da República Portuguesa, a 2 de abril de 1976, teve início com as intervenções da vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, e do curador da iniciativa.

Com dois painéis de oradores, o colóquio acolheu as apresentações de Luís Aguiar Santos (ISEG – Universidade de Lisboa), Daniel Marcos (IPRI – NOVA – FCSH) e David Castaño (IPRI – NOVA – FCSH), com moderação de Álvaro Costa de Matos; e as comunicações de Paulo Miguel Rodrigues (Universidade da Madeira, FAH e CIERL), de Venerando Aspra de Matos (investigador em História Local) e a participação remota, via Zoom, de Luís Manuel Andrade (Universidade dos Açores), com a moderação de Paula Borges Santos (NOVA - FCSH).

Este colóquio foi uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras em parceria com História, Territórios e Comunidades – Pólo da NOVA FCSH do Centro de Ecologia Funcional, o Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa e a Hemeroteca Municipal de Lisboa.

#imagem2#

No âmbito do ciclo de programação “Dias de Abril”, na tarde de 24 de maio, no Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras, foi ainda apresentado o catálogo da exposição “Dias de Abril: 25 de Abril de 1974 a 25 de Abril de 1976”, patente nesse espaço até ao próximo dia 20 de junho. A sessão de apresentação contou com as intervenções de Ana Umbelino e de Álvaro Costa de Matos, seguindo-se uma visita guiada à exposição.

No ano em que se celebram os 51 anos do 25 de Abril de 1974, o ciclo de programação "Dias de Abril" procura revisitar e problematizar os principais acontecimentos políticos e sociais que marcaram este período de clivagem histórica, revisitando os vencedores e os vencidos de Abril, bem como referenciando pedagogicamente os impactos do processo revolucionário a nível nacional e local, através de fontes diversas, nomeadamente o ativo e preponderante papel representado pela imprensa.

#imagem3#

Colóquio abordou o processo revolucionário português de 25 de Abril de 1974

Mais Artigos