ARTIGO
11 junho 2014
Bang, Bang!... A magia do cinema de animação tomou de assalto o Castelo e o centro histórico de Torres Vedras no fim de semana de 6 a 8 de junho, que acolheu a exibição dos filmes da segunda edição do Festival de Cinema de Animação Bang Awards.
A cerimónia de entrega de prémios do evento aconteceu na noite do dia 7 de junho, no Castelo, tendo os vencedores da iniciativa sido os trabalhos Changing Batteries, Macacos me Mordam, Little Freak e Puzzled, que arrecadaram, respetivamente, o prémio especial do júri, o prémio da votação on-line, o prémio referente ao tema livre e o prémio relativo ao tema “Povos Cruzados”. Receberam ainda na ocasião menções honrosas os filmes: Lumiaris, Premier Automn (tema livre), Body Memory, Kaleidoscope e Altneuland (tema “Povos Cruzados”).
De realçar que mais de 400 curtas-metragens de animação concebidas por artistas de 47 diferentes nacionalidades, as quais foram visualizada em mais de 150 países, participaram nesta segunda edição do Bang. Estes trabalhos foram exibidos durante o referido período em várias locais públicos e particulares do centro histórico de Torres Vedras (Castelo, escadaria da Rua dos Cavaleiros da Espora Dourada, Igreja de Santiago, Transforma, Cooperativa de Comunicação e Cultura e Coisa).
Durante o fim de semana, no âmbito do programa do evento, foi ainda proporcionada uma Animaclass com animadores internacionais e uma festa/concerto.
De sublinhar também que o Bang Awards contou com um júri Internacional constituído por personalidades como Jonh Malkovich, Paulo Branco, Ricardo Pereira, Abi Feijó, Marcelo Marão, entre outros.
Esta segunda edição do Bang Awards, que teve como tema a Interculturalidade e integrou-se nas Comemorações do Ano de Portugal no Brasil e no Ano do Brasil em Portugal, foi organizada pela empresa Nau Identidade e resultou de uma parceria estabelecida entre o Município e a Prefeitura de Ouro Preto.
Mais informações sobre este festival podem ser consultas no respetivo site.