ARTIGO
2 junho 2023
No âmbito das comemorações dos 100 anos do Carnaval de Torres Vedras, a performance Décadas: Anos 30 - Carne e Vale foi apresentada no passado dia 27 de maio, no Parque do Choupal. A apresentação foi protagonizada por cerca de vinte alunos da Escola de Acrobacia Aérea de Torres Vedras, cinco seniores do Clube Sénior – Núcleo da Azenha Velha e pela Companhia Radar 360º.
“Carne e Vale acaba por ser um encontro com as origens, porque de facto as artes de rua tem uma origem nas manifestações populares” explica António Franco de Oliveira, codiretor artístico da performance, em conjunto com Julieta Rodrigues. “O Carnaval sempre foi uma manifestação popular que ao longo dos anos se perpetuou. Nunca foi absorvida por nenhum tipo de religião, nunca foi absorvida por nenhum tipo de poder, sempre foi uma manifestação popular que podemos considerar que é indomável” acrescenta.
Durante as sessões de preparação do espetáculo, que decorreram no Parque do Choupal e no Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras, Virgínia Proença, participante do Clube Sénior - Núcleo da Azenha Velha, falou sobre a sua participação nesta performance: “Estou a gostar muito, está-me a fazer bem até pelo convívio com pessoas diferentes”. Para Raquel Santos, aluna da Escola de Acrobacia Aérea de Torres Vedras, esta também foi uma experiência diferente: “Não estamos muito habituados a fazer estes projetos, ter estas iniciativas é muito interessante”.
A performance Carne e Vale levou o público a explorar o Parque do Choupal, através da acrobacia aérea e das artes de rua. A apresentação terminou com a recriação de uma Batalha de Flores, na qual foram arremessados cocotes feitos pela Associação de Reformados de Torres Vedras.