ARTIGO
19 maio 2015
A sério, falou-se do Carnaval este ano no Turres Veteras.
Foi esse o tema da 18.ª edição deste conceituado encontro de História que decorreu nos dias 15 e 16 de maio no Edifício dos Paços do Concelho.
Na iniciativa foram abordadas festas de entrudo em diferentes tempos e lugares, desde a Antiguidade passando pela Idade Média até à Modernidade, “viajando-se” por diversos locais do estrangeiro com carnavais que são património imaterial da Humanidade (Barranquilla, Blancos y Negros, Binche, Aalst e Kastav) bem como do país (Trás-os-Montes, Ovar, Loulé e… Torres Vedras, obviamente, com um especial enfoque).
Recorde-se que o Turres Veteras constitui-se como o melhor encontro nacional de História realizado anualmente e focado num tema, o qual foi, como já é habitual, organizado pela Câmara Municipal e pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
De referir, ainda, que na parte final desta edição do Turres Veteras foi lançado o livro “A Conquista de Ceuta: Conselho Régio de Torres Vedras" (compilação das atas da edição anterior do evento), o qual se encontra à venda.
O encontro chegou ao seu término com um discurso dos anteriores reis do Carnaval de Torres (António Miranda e Alfredo Reis) proferido da varanda do Edifício dos Paços do Concelho, que exemplificaram dessa forma aos participantes na iniciativa a sátira “inteligente” e típica do Entrudo a quem chamam “o mais português de Portugal”.
“Os portugueses na I Guerra Mundial” será o tema da próxima edição do Turres Veteras.