ARTIGO
30 janeiro 2016
Em ano de “Figuras & Figurões”, a deslocação da Embaixada do Carnaval de Torres a Lisboa foi dedicada aos poetas ligados à zona histórica central da capital da nação.
Mais de 100 elementos constituíram essa Embaixada (entre grupos de mascarados e de percussão, a Real Confraria do Carnaval de Torres, Cabeçudos, o rei e a rainha e o presidente da Câmara Municipal), a qual realizou hoje a referida deslocação, tendo o seu périplo se iniciado no Largo de Camões com a deposição de uma coroa do Carnaval de Torres na estátua da figura maior da poesia nacional.
Seguiram-se homenagens idênticas a António Ribeiro (Chiado) e a Fernando Pessoa, o que antecedeu a descida até aos Restauradores, presenciada por centenas de transeuntes que foram agradavelmente surpreendidos ao final da manhã pela alegre comitiva do “Carnaval mais português de Portugal”.
À chegada aos Restauradores a Embaixada foi recebida pela vereadora da educação da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Albergaria, que foi gentilmente presenteada com um kit do Carnaval de Torres e um cesto com produtos torrienses.
O Monumento a D. Pedro IV foi a última paragem da comitiva carnavalesca que no “coração” da capital deixou assim o convite para que a nação acorra em massa nos próximos dias à maior festa de Entrudo que se vive no seu território…