ARTIGO
26 março 2013
Um “laboratório de pesquisa permanente” da Rota Histórica das Linhas de Torres Vedras está a começar a ser concretizado.
Para esse efeito foi assinado um protocolo de cooperação técnica e científica entre a Câmara Municipal e a COFAC - Cooperativa de Formação e Animação Cultural (do grupo “Lusófona”).
No dia 14 de março, no decorrer da XIII Oficina de História, que teve lugar na Universidade Lusófona, a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal , Ana Umbelino, levou a cabo uma apresentação explicativa daquele protocolo.
O intercâmbio e a cooperação previstos no documento “concretizam-se através do apoio especializado da COFAC consistindo na elaboração de trabalhos, estudos, orientação de projetos de investigação e estágios curriculares, e na disponibilização de meios técnicos”.
Segundo ainda refere o protocolo, a concretização do mesmo relaciona-se com o facto de ser missão da Câmara Municipal “promover uma gestão integrada de recuperação e valorização do conjunto patrimonial das denominadas Linhas de Torres Vedras”, transformando-o “num polo de desenvolvimento endógeno” e promovendo-o e divulgando-o “para fruição pública integrando-o na oferta turística do pais e contribuindo para a sua diversificação como destino através de um produto turístico com forte procura na Europa”.