ARTIGO
20 maio 2011
A obra da artista plástica portuguesa Lurdes Castro tem sido a temática central das atividades do serviço educativo do Edifício dos Paços do Concelho durante o corrente ano letivo.
Às Terças-feiras ao início da tarde as monitoras deste serviço têm abordado nas escolas essa temática perante alunos do 1.º ciclo do ensino básico no âmbito da atividade Paços na Escola.
Também para grupos escolares tem-se realizado à segunda-feira uma oficina em que se abordam as sombras de Lurdes Castro, mas também as de outros artistas e ainda outras: as sombras que fazem as mãos, as sombras chinesas, as sombras de nós próprios, dos objetos, de pessoas; o sol, a luz, a imagem fotográfica…
Já para docentes, o serviço educativo do Edifício dos Paços do Concelho dinamizou, em fevereiro, uma formação em que se “destapou” pedaços da vida e obra daquela artista e forneceu-se ferramentas para a exploração pedagógica desse tema.
No dia 26 de março aquele serviço proporcionou uma outra formação para docentes em que se construíram pequenas narrativas com base em projeções numa tela branca.
A temática da obra de Lurdes Castro tem também sido explorada no âmbito de uma parceria estabelecida entre o serviço educativo do Edifício dos Paços do Concelho, o Ministério da Educação e o Agrupamento de Escolas do Maxial relacionada com um programa de educação estética e artística em contexto escolar.
De referir, ainda, das atividades daquele serviço educativo, as visitas-ateliês de diversos públicos à exposição Vanitas, da autoria de Leonor Brilha; um curso de desenho que decorreu de novembro a fevereiro e em que participaram 11 pessoas; e a atividade de desenho Fortes no Papel, em que se registaram 13 participações e que teve como objeto o Forte de S. Vicente, a qual se integrou no programa comemorativo do Bicentenário das Linhas de Torres Vedras promovido pelo Município (3/7).
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico