ARTIGO
21 julho 2025
No âmbito da celebração do Dia Nacional da Pessoa Cigana, foi exibido na manhã do passado dia 18 de julho, no Centro de Artes e Criatividade, em Torres Vedras, o documentário 500 Anos de Leis Repressivas.
Refira-se que este documentário, produzido em Elvas e realizado pela Sílaba Dinâmica – Associação Intercultural, recria a história da repressão e marginalização do povo cigano em Portugal, ao longo de 500 anos. Protagonizado maioritariamente por atores e atrizes ciganas, retrata aspetos dessa história, nomeadamente a expulsão do povo cigano do território nacional, a proibição do uso de trajes típicos, bem como da língua romani, a condenação ao açoitamento, às galés, à pena de morte e à separação de membros da mesma família.
A conduzir a sessão de exibição em Torres Vedras de 500 Anos de Leis Repressivas estiveram Luís Romão e Rui Salabarda Garrido (respetivamente presidente da associação Sílaba Dinâmica e coordenador do projeto do documentário). Ambos abordaram o processo de conceção e produção de 500 Anos de Leis Repressivas, assim como a sua itinerância e as reações que tem colhido. Levar a refletir sobre o impacto nos dias de hoje das leis repressivas que foram implementadas ao longo da História de Portugal contra a comunidade cigana e sobre formas de mitigação desse impacto é um dos objetivos da exibição do documentário, com a qual se pretende também suscitar o debate sobre medidas reparatórias relacionadas com as mencionadas leis, como a implementação do ensino da língua romani em escolas nacionais. Ainda na sessão, foi aventado por vários intervenientes do público a premência da introdução nos manuais escolares da História dos portugueses ciganos.
De referir que a sessão realizada na manhã do dia 18 de julho no Centro de Artes e Criatividade em torno da exibição do documentário 500 Anos de Leis Repressivas integra-se no Plano Local para a Integração das Comunidades Ciganas do Município e encontra-se alinhada com a Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas.