ARTIGO
23 setembro 2024
No dia 21 de setembro decorreu mais um evento Made in Torres Vedras, nas antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), em Torres Vedras. Este terceiro evento do ciclo de promoção de ativos locais foi subordinado ao tema “artes gráficas” e deu a conhecer talentos torrienses dessa área com um mercado no qual participaram Vanessa Éffe; Mariqosa; Távola; Maria Capaz; David Cara Nova e Bruna Miguel; Lápis sem Afia; Cláudio Vieira de Oliveira; Mofo Studio; Casa da Amendoeira e Carlos Roxo, artista que apresentou também no local uma exposição intitulada “Objetos sonhadores não identificados”. No Mercado de Artes Gráficas esteve também David Cara Nova, disponível para fazer tatuagens com a atividade “Flash Tattoos”.
Do programa fez parte uma visita por Torres Vedras, que passou por exemplos de arte pública nas ruas da cidade. O grupo foi guiado pela professora Maria José Gonçalves, que fez refletir sobre o valor artístico e o impacto social desta forma de arte.
A Sons da Música dinamizou a “Oficina de Reparação: Instrumentos Musicais”, em que especialistas de restauro ajudaram a reparar instrumentos danificados ou desgastados, ensinando também boas práticas para a melhor conservação dos objetos.
As famílias com crianças pequenas tiveram também uma atividade com música, pela Mirimbô, que convidaram à expressão artística brincando com os sons e ritmo.
#imagem2#
Realizou-se também o “Workshop de iniciação ao urban sketching”, que, dinamizado por André Batista, desafiou os participantes a observar e a desenhar detalhes do espaço do Instituto da Vinha e do Vinho.
Seguiu-se a “Conversa com membros da Rede de Cultura de Torres Vedras”, em que foram discutidos os processos de participação nas políticas culturais locais e a importância de uma rede de cultura. Os oradores convidados que marcaram presença foram os membros da Comissão Executiva da Rede Cultura de Torres Vedras: Jorge Reis, Ulisses Dias, Ângelo Teodoro e Carlos Ruivo. A moderação coube a Joaquim Jorge.
Ao fim da tarde, os visitantes ao local tiveram a oportunidade de fazer a prova de vinhos rosé, disponível pelos seguintes produtores: AdegaMãe; Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa e Quinta da Boa Esperança.
O dia terminou com o concerto de José Meneses “FourOnTheFloor" Quarteto, perante um público de todas as idades.
O próximo Made in Torres Vedras irá realizar-se no dia 19 de outubro, no mesmo local, com um programa diversificado.