ARTIGO

"Arte @o Centro" teve a sua terceira edição

3 junho 2016

Durante o mês de maio decorreu a 3.ª edição do Arte @o Centro, um evento cultural da responsabilidade do Município, que teve como principal objetivo a dinamização do centro histórico de Torres Vedras. De referir que o Arte@o Centro é sobretudo um intercâmbio de experiências, entre a população, turistas, participantes e artistas convidados, por meio de um conjunto de atividades artísticas em torno do património e da inclusão social pela arte.

Esta edição do evento iniciou-se com o 2.º Encontro Internacional de Desenho de Rua (6 a 8 de maio), uma organização da Cooperativa de Comunicação e Cultura que contou com formadores portugueses, espanhóis e brasileiros: Helena Monteiro, António Procópio, Paulo Brilhante, Bruno Vieira, Pedro Alves, André Baptista, Suzana Nobre (Portugal); Joaquín Dorao Gonzalez, Célia Burgos (Espanha); Márcia Rosenberger, Edward W. K. Wandeur, José Clewton, Flávio Ricardo e Danilo Yamamoto (Brasil). Este encontro teve início no Choupal, com cerca de 100 participantes, incluindo escolas locais e a Universidade Lusófona. No segundo dia do mesmo, nem a chuva demoveu os desenhadores, que tiveram oportunidade de desenhar a recentemente inaugurada Biblioteca Municipal e, à tarde, o Museu dos Bombeiros. No domingo, dia 8, os participantes deliciaram-se com as belas paisagens rurais do concelho, tendo-se deslocado até a Monte Redondo, nomeadamente à Quinta das Lapas (onde funciona a associação Dianova), e ao Maxial, ao antigo armazém da Macieira, onde foram brindados com um almoço oferecido pela Junta de Freguesia da União das Freguesias do Maxial e Monte Redondo.

Este 2.º Encontro Internacional de Desenho de Rua contou com a participação do Coletivo Brasil 2016 formado por: André Coelho (Curitiba, PR), Danilo Yamamoto (S. Caetano do Sul, SP), Cláudia Colagrande (S. Paulo, SP), Isa de Paula Santos (S. Paulo, SP), Heloísa Junqueira (Ribeirão Preto, SP), Jota Aracê (Araraquara, SP), Lauro Monteiro (Paraty, RJ), Leda Braga (Rib. Preto, SP), Márcia Rosenberger (Santo André, SP), Paulo Delfini (Araraquara, SP) e Weimar (Ribeirão Preto, SP). Este coletivo foi liderado, uma vez mais, pelo artista plástico Lauro Monteiro Filho (Paraty), responsável pela exposição de arte contemporânea “Liberdade: um mundo sem fronteiras”, que inaugurou no dia 6 de maio na Paços - Galeria Municipal. Esse ato contou com a presença de Catarina Sobreiro (curadora), e dos vereadores da Câmara Municipal Ana Umbelino e Bruno Ferreira que fizeram questão de agradecer ao Coletivo Brasil 2016 a “transformação” da antiga Casa Primavera num ateliê aberto à população. Para além das oficinas artísticas realizadas nesse espaço, os artistas deste coletivo visitaram escolas e outras instituições, onde partilharam o seu trabalho com alunos e professores.

Ainda integrado no Arte ao Centro, iniciou-se um conjunto de intervenções artísticas (arte pública) no parque de estacionamento de Santiago, pelas mãos dos graffiters Jota Aracê (Brasil), Pedro Teixeira (Torres Vedras) e Tomás Pires (Torres Vedras).

Recorde-se que o evento Arte ao Centro pretende promover a valorização do património torriense, a participação da população e artistas locais em atividades artísticas, e projetar o Município nacional e internacionalmente.

 

 

 

 

"Arte @o Centro" teve a sua terceira edição

Mais Artigos