ARTIGO
24 abril 2024
O projeto “Matriz — Bolsa de Criação Cruzamentos Disciplinares em Artes Performativas” procura estabelecer uma plataforma de apoio financeiro e de divulgação do trabalho artístico de criadores na área dos cruzamentos disciplinares em artes performativas, residentes no território nacional, com idade superior a 18 anos, mediante apresentação de propostas em nome individual ou coletivo.
O Município de Torres Vedras, através do Teatro-Cine de Torres Vedras, promoveu a abertura de duas bolsas de criação no valor de oito mil euros destinadas a projetos nas áreas da Dança, Cruzamentos disciplinares em artes performativas e Teatro.
Os projetos candidatos foram avaliados por Cláudia Hortêncio (ARTEMREDE), Pedro Mendes (Coffeepaste), Guilherme Gomes (diretor artístico do Teatro-Cine de Torres Vedras) e Mário Verino Rosado (técnico superior da Área do Teatro-Cine de Torres Vedras) no que se refere à sua pertinência, qualidade, relevância, originalidade, carácter inovador, percurso artístico do criador ou estrutura de criação, plano de gestão orçamental e impacto social da criação.
O prazo de submissão de candidaturas decorreu entre os dias 1 e 29 de fevereiro de 2024 e foram rececionadas 52 candidaturas, das quais 31 foram consideradas elegíveis e apreciadas pelo júri.
Por decisão unânime dos jurados, os projetos vencedores desta edição do "Matriz", que serão publicamente apresentados na programação do Teatro-Cine de Torres Vedras ainda no decorrer de 2024, são: