ARTIGO
1 junho 2010
Com a iniciativa Escapadinha nas Linhas realizada entre os dias 7 e 9 de Maio a Câmara Municipal proporcionou uma “viagem” ao início do século XIX.
Desta iniciativa realce-se as recriações históricas levadas a cabo no Forte de S. Vicente, sendo de referir: a montagem de um acampamento militar e civil; demonstrações de armamento; e refeições baseadas em hábitos alimentares militares e civis.
A Escapadinha nas Linhas - que foi organizada pela Câmara Municipal com o Alto Patrocínio da Presidência da República e o apoio, parceria e colaboração de um vasto conjunto de entidades - abrangeu ainda outras acções como workshops alusivos à culinária oitocentista; um jantar no Convento da Graça em que se recriou também hábitos alimentares do período da Guerra Peninsular; actividades lúdico-desportivas; e um espectáculo de marionetas que resultou de uma oficina de construção de robertos orientada pelo Espeleo Clube de Torres Vedras.
Esta oficina e a Escapadinha nas Linhas foram duas das iniciativas de carácter cultural que têm sido proporcionadas no âmbito do programa comemorativo do Bicentenário das Linhas de Torres Vedras promovido pelo Município.
Ainda no âmbito deste programa e também na área cultural, o Académico de Torres Vedras levou a cabo no dia 30 de Abril, no Teatro-Cine, o espectáculo performativo Selecção Nacional – Defender o Ataque, Atacar a Defesa, no qual se abordou o binómio ataque/defesa e palavras-conceito como matar, morrer e desistir.