ARTIGO
23 março 2010
Cerca de 250 alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico de estabelecimentos de ensino do concelho ficaram a conhecer o conteúdo de uma mochila de um soldado-caçador português da Guerra Peninsular e o seu restante equipamento, bem como o seu fardamento e armamento no âmbito da actividade A Mochila do Soldado.
Esta iniciativa integrada no programa comemorativo do Bicentenário das Linhas de Torres Vedras promovido pelo Município foi organizada por este em parceria com a Associação Napoleónica Portuguesa e teve lugar nos dias 7 e 28 de Janeiro e 25 de Fevereiro, no Museu Municipal Leonel Trindade e na Escola Básica Integrada Padre Francisco Soares.
Também inserido naquele programa e ainda na 3.ª edição do Sons d’ Inverno, realizou-se no dia 14 de Março, na Casa da Cultura da Ponte do Rol, um concerto intitulado Ao Encontro da História, em que a Banda da Juventude Musical Ponterrolense interpretou temas alusivos à época das guerras napoleónicas. Este concerto organizado pela Associação de Solidariedade e Acção Social da Ponte do Rol contou com uma explicação de Joaquim Moedas Duarte que abordou a Guerra Peninsular e as Linhas de Torres Vedras e a leitura de documentos relacionados com este último conflito militar levada a cabo por Manuela Catarino.
Ainda no âmbito daquele programa comemorativo, o Académico de Torres Vedras organizou em parceria com o Município, no Teatro-Cine, um ciclo de cinema intitulado Invasões e Resistências. Relacionado com estes dois conceitos antagónicos foram exibidos, respectivamente, os filmes Paul Virilio: Penser La Vitesse - a que se seguiu uma conversa com o sociólogo Pedro Pereira Neto – (14/3) e Gandhi (21/3).