ARTIGO

A maçonaria torriense foi tema de comunicações e debate no Edifício dos Paços do Concelho

21 abril 2013

“Um tema da história torriense do qual nada se sabe” foi abordado por Jorge Paulino Pereira ao final de tardes de sextas-feiras de abril, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho: “A Maçonaria em Torres Vedras”.

 

As três palestras levadas a cabo por este autor abordaram a atividade dos primeiros maçons torrienses, o aparecimento da Maçonaria em Torres Vedras no século XIX, a atividade da Maçonaria torriense no final da Monarquia em Portugal, o seu envolvimento bem como o da Carbonária local na Revolução de 5 de Outubro de 1910 e a atividade de ambas no início da República em Portugal.

 

Cada uma das sessões da iniciativa subordinou-se ao tema do respetivo livro que o autor aproveitou para lançar, intitulados A Maçonaria Portuguesa em Torres Vedras: Dos inícios do século 19 até 1910, O final da monarquia: a organização revolucionária da Maçonaria e da Carbonária de Torres Vedras (1898-1908) e Rumo à república: a vitória da Maçonaria e da Carbonária de Torres Vedras (1909-1910).

 

De referir que a iniciativa “A Maçonaria em Torres Vedras” relacionou-se com a comemoração, a 22 de abril, do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.

A maçonaria torriense foi tema de comunicações e debate no Edifício dos Paços do Concelho

Mais Artigos