ARTIGO
18 agosto 2011
Santa Cruz reviveu mais uma vez tempos de outrora, no dia 15 de agosto, com a realização do 14.º cortejo etnográfico dessa estância balnear.
Com esta iniciativa organizada pela Câmara Municipal e integrada no programa Onda de Verão pretendeu-se recrear uma antiga tradição das populações rurais do concelho que tinham por hábito organizar naquela data uma “ida à praia”, o que se constituía para elas como um privilégio. Assim, no dia 15 de agosto os “saloios” vestiam o seu fato de Domingo e deslocavam-se para Santa Cruz em carroças, burros e carros de bois. Aí almoçavam. Uma refeição à qual não faltava a “boa mesa” e o “bom vinho”…
Este cortejo etnográfico, a que assistiram centenas de pessoas, contou, como é habitual, com a participação dos ranchos folclóricos do concelho - fundamentais para a preservação da memória e da identidade local - que desfilaram em Santa Cruz e atuaram no centro desta localidade, tendo elementos desses agrupamentos posteriormente almoçado na Praia do Guincho, não sem antes da tradicional “ida ao banho”.
Um dia que fez certamente lembrar a muitos cenários e vivências de tempos antigos…
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.