O Polo Social e Cultural consiste numa rede de equipamentos socioculturais que pretendem unificar territorialmente vários bairros da Encosta de São Vicente: Matadouro, Reis, Barreto e da Floresta. O objetivo passa por colmatar a ausência de equipamentos culturais naquela área da cidade de Torres Vedras.
Os equipamentos serão partilhados por diversas associações relacionadas com o Carnaval, que irão partir da criatividade, da inovação e da inclusão social para desenvolver projetos de cariz sociocultural com a comunidade local. Para isso, o projeto contempla uma intervenção combinada em três espaços distintos: o espaço expositivo, o polivalente e o de trabalho.
O Espaço Expositivo, localizado no topo da escarpa da antiga pedreira de saibro que envolve o Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras, irá receber exposições e eventos que emanam de atividades de associações.
Com um programa arquitetónico semelhante ao de uma pequena galeria de exposições contemporânea, aquele espaço conta com uma sala de exposições versátil, um espaço de receção, uma copa de apoio a eventos e um núcleo de casas de banho de acesso público.