A palavra “Fábrica” é uma palavra simples que nos transporta para a ideia de um lugar de produção contínua e incessante. Define-se como “lugar em que tomando a matéria-prima esta é aí transformada em produto.”
Só que nesta Fábrica tão especial, a Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, não encontramos nem ferro, nem aço, nem barro, nem madeira… Em seu lugar estão palavras, memórias, ideias, música, imagens e histórias…. E estão sobretudo páginas em branco cujo destino será serem transformadas em novas palavras, memórias, ideias, música, imagens e histórias.
Não sendo um espaço de cultura vulgar, um museu no sentido tradicional do termo, serve sem dúvida de Pátria das Histórias, que acolhe e desfolha de uma e de outra e ainda de outra maneira, usando as palavras escritas, as palavras ditas, a expressão plástica, a música… mudando-as e transformando-as vezes infinitas.
Enfim, a Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, mais do que um lugar habitado de coisas e objetos é o lugar que habita o coração de quem a visita.
Aberta ao mundo imaginário de diferentes artistas, com linguagens plásticas e universos simbólicos diferentes, atribui-lhes a missão de reinventarem o património doado pelo Dr. Jaime Umbelino, afastando esses objetos pessoais e antigos da memória havida, para que se integrem no mundo fantástico das histórias, permitindo-lhes assim virem a despertar outros valores afetivos, cognitivos e estéticos.
A sua missão, enquanto espaço de cultura, é a de servir toda a comunidade, que convida a ser coautora de um universo feito de histórias, e cúmplice no perpetuar das memórias de um espaço e de um homem, de forma a que o seu legado se mantenha presente na memória coletiva.
Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino