EMERGE - Associação Cultural para a Promoção de Arte Contemporânea

Designação: EMERGE - Associação Cultural para a Promoção de Arte Contemporânea
Morada: Casa Azul ▲, Avenida Tenente Valadim, 17, 2.º Piso 2560-375 Torres Vedras
Telefone: 919182780
EMERGE - Associação Cultural para a Promoção de Arte Contemporânea

A EMERGE é uma associação cultural sem fins lucrativos fundada em 2016 em Torres Vedras, cujo principal objetivo é promover a arte contemporânea feita por artistas emergentes. Esta promoção realiza-se através dos vários projetos desenvolvidos em parceria com instituições públicas e privadas, curadores, artistas, galerias, entre outros, abordando temas contemporâneos.

Os projetos de criação que esta associação desenvolve focam-se na área das artes visuais com especial enfoque nas artes plásticas e seus cruzamentos disciplinares. Este ano conta com o apoio da República Portuguesa – Ministério da Cultura através da Direção-Geral das Artes. O seu programa de atividades constitui-se com iniciativas diversificadas que na sua maioria são gratuitas para o seu público, convocando a participação ativa. Esta participação é conseguida através de ações de mediação efetivas que esta associação desenvolve desde a sua fundação.

Por forma a cumprir com os seus objetivos de promoção, a EMERGE tem projetos na área da edição, destacando-se a publicação anual Portuguese Emerging Art, que é escrita em inglês e português e é distribuída por toda a Europa; a Feira do Livro de Arte que é uma iniciativa anual que promove a criação artística no suporte de livro; o Jardim Azul que é um projeto de arte e sustentabilidade que está inscrito na rede ODSLocal; e a atividade na Casa Azul que se divide entre residência artística sobre um grande evento cultural da cidade, o Carnaval de Torres Vedras, resultando depois numa exposição. No final do ano, neste espaço, é apresentado o trabalho de um artista local. No eixo da educação na arte desenvolvemos em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras e a Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras, a Academia Visual que é um projeto dedicado aos adolescentes de qualquer área de estudo, convocando-os para o exercício de criação de uma exposição de arte contemporânea. Este programa anual, promove o contacto ativo destes jovens com as diferentes profissões associadas ao ato de criar uma exposição. As áreas afetas a este projeto são a criação, produção, gestão, comunicação e design. Além deste projeto esta associação cultural desenvolve um programa de formações que estimulam a profissionalização dos artistas, como por exemplo, como criar um portfólio, como concorrer a apoios, como estruturar um projeto cultural, direitos de autor, finanças nas artes, entre outras. A par destas formações a EMERGE tem um programa permanente que intitula de ELO onde fazemos um acompanhamento profundo da carreira dos artistas ajudando-os a atingir objetivos comerciais e de exposições mais rápido. No domínio de um programa de criação de públicos que intitulamos de AVIVA, desenvolvemos em cocriação com o Portugal Slam e com o Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras, o Poetry Slam de Torres Vedras. Este ano vamos para a segunda edição. No domínio da cocriação, a EMERGE estabeleceu uma parceria com outra associação local do domínio das artes performativas, a PERFORMACT, para criar espetáculos que fazem circular nacionalmente. O ano passado criou-se OBSCURUS, este ano estamos em criação da Mulher Múltipla, que apresentaremos em 2024.

Esta associação cultural faz parte da rede Portugal entre Patrimónios, a par de outras 78 instituições públicas e privadas, sendo responsável pelo eixo de educação na arte.

A Casa Azul é o espaço onde a EMERGE apresenta o seu programa de exposições. Focada no estímulo da criação e promoção da arte contemporânea, produzida por artistas emergentes, a programação integra uma estratégia de mediação assente no conceito de cidadania ativa para que com isso se promova a aproximação e participação do público da cidade à arte contemporânea. Desta forma, é pretendido estimular as bases de uma comunidade integrada e intergeradora com a finalidade de fortalecer uma dinâmica cultural local. Os projetos expositivos que aqui se apresentam são pensados de raiz e por conseguinte são sempre inéditos. A Casa Azul é um espaço de criação e experimentação que é cedido pela Câmara Municipal de Torres Vedras ao abrigo de um contrato de comodato que entrou em vigor em 2017. A programação da casa pela EMERGE teve início em 2018.

Agenda

EMERGE - Associação Cultural para a Promoção de Arte Contemporânea

Atividades

item.title
Artes plásticas

Instalações

Casa Azul ▲
Casa Azul ▲

EMERGE - Associação Cultural para a Promoção de Arte Contemporânea