A oficina de Cartografias Têxteis “Mãos que criam, mãos que contam”, orientada pelo Grupo ABESA | Atrozela (Alcabideche, Cascais), é aberta ao público em geral e integra o projeto/movimento internacional Cartografias Têxteis, promovido pela APECV – Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual.
A proposta convida a criar com as mãos, utilizando pequenos quadrados de tecido (10x10 cm) como matéria-prima para dar vida a narrativas pessoais, costuradas no coletivo. Linhas, agulhas, canetas, lápis, tintas, papel e tudo o que a imaginação permitir, tornam-se ferramentas para expressar memórias, sentimentos e identidades.
Para inspirar e guiar essas criações, dois motes se destacam: a Casa Jaime Umbelino, sede da Fábrica das Histórias, um espaço repleto de estímulos narrativos e o delicado texto “Barcos de Papel”, do escritor indiano Rabindranath Tagore, que evoca a infância, o sonho e a travessia simbólica dos nossos barcos pessoais.
Esta é uma experiência de partilha, escuta e criação coletiva, onde cada fragmento de tecido se transforma em cartografia afetiva. No final, os participantes serão convidados a ceder seus trabalhos para uma exposição coletiva no evento Torres Vedras - Cidade dos Livros.
Todos são bem-vindos, independentemente da idade, pois todos temos histórias para contar!