Rúben Monteiro, um músico dedicado à reinterpretação de tradições e culturas musicais ancestrais, que abraçam o espaço geográfico da Ásia Central à Península Ibérica, funde numa obra musical complexa, estas matrizes com a música moderna.
Khronos materializa um desafio de composição musical, inicialmente centrado no instrumento milenar Saz Bağlama, um testemunho da evolução cultural civilizacional, com cerca de 5.000 anos, mas trazido à modernidade, ainda que respeitando o seu contexto e técnicas originais. As composições, inspiradas pelos diferentes temas do conceituado encontro de História em Torres Vedras, "Turres Veteras", pretendem transmitir uma visão inspiradora e romantiza, sobre os diferentes momentos da História de Torres Vedras e a sua ligação com o Mediterrâneo e a Mesopotâmia.
Esta obra revela a forte ligação do compositor com a Arqueologia, a História e a Música numa busca permanente de atrair novos públicos para estas temáticas. As composições dividem-se entre imersões profundas naquele que é o universo da música acústica e naquilo que os instrumentos no seu estado original podem oferecer, bem como uma exploração das possibilidades elétricas e eletrónicas, que a música moderna e atual proporcionam.
Na apresentação comentada deste conjunto de composições, o músico e compositor far-se-á acompanhar por um ensemble, onde se poderão escutar diferentes instrumentos tradicionais e contemporâneos.