Com o objetivo de apresentar ao grande público a riqueza patrimonial do concelho de Torres Vedras, nos domínios da Pintura Antiga, o Museu Municipal Leonel Trindade apresenta, a partir de setembro, uma exposição de longa duração intitulada "Pintura Antiga de Torres Vedras (Séc. XVI-XVIII)".
Reunindo e reapresentando, em novos espaços recuperados para o efeito, toda a coleção de pintura a óleo sobre madeira e sobre tela, dos séculos XVI a XVIII - que é de referência à escala nacional, enriquecida com exemplares provenientes do Convento da Graça (em depósito de longa duração), e com outros exemplares (cedidos por empréstimo), esta exposição integra ainda, com propósitos de contextualização, núcleos dedicados à escultura em pedra, em terracota e em marfim, e à pintura sobre cerâmica (azulejaria).
A exposição divide-se em seis núcleos: no primeiro, essencialmente documental, mostra-se a distribuição, no território do Concelho, dos mais relevantes exemplares de Pintura Antiga, agrupados por paróquias e pelas principais igrejas e conventos.
No segundo, apresentam-se três importantes conjuntos retabulares da primeira metade de Quinhentos: os da Igreja de Santa Maria do Castelo e o da antiga Ermida do Amial, com sugestão da reconstituição de ambos, e o do antigo Convento de Santo Agostinho, na Várzea.
No terceiro núcleo, aproveitando os elementos arquitetónicos manuelinos e renascentistas integrados no espaço expositivo, apresentam-se exemplares de escultura funerária e de estatuária daqueles períodos, e ainda, pintura retabular sobre madeira, da segunda metade do século XVI e dos inícios do século XVII.
O quarto núcleo é dedicado à azulejaria proveniente do Concelho, tanto a do século XVI – com notáveis exemplares da técnica de corda seca, como a do século XVII – com originais painéis que pertenceram à Quinta de Santo António da Cadriceira.
No quinto, apresentam-se pinturas sobre tela, de temática religiosa, dos séculos XVII e XVIII, com destaque para um retrato papal da Escola Italiana, recentemente incorporado.
Finalmente, no sexto núcleo, mostram-se belos exemplares de escultura indo-portuguesa, em marfim, e de escultura devocional, em terracota.
O comissário da exposição e coordenador científico do catálogo é Fernando António Baptista Pereira, professor catedrático jubilado da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, profundo conhecedor da Pintura Antiga do Concelho.